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Configurando a tabelas de preços e descontos no ERP

Tempo de leitura: 4 minutos

Em um mercado com tanta concorrência, uma gestão eficiente e atenta a detalhes é fundamental para manter a competitividade e maximizar lucros. E é por isso que ferramentas como o ERP, sistemas de planejamento de recursos empresariais, são tão úteis. Afinal, integram vários departamentos e, por isso, possibilitam um acompanhamento rigoroso de dados sobre a organização como um todo.

Um dos pontos que esses recursos permitem acompanhar são as tabelas de preços e descontos, que devem ser configuradas adequadamente a fim de prestarem o resultado esperado. Quer ficar por dentro desse tema? Então, continue a leitura! 

Afinal, o que levar em conta na formação de preços? 

Pensar o preço contempla aspectos importantes, pois é necessário estipular valores mínimos de um produto ou serviço, qual é a margem de negociação, variações a serem consideradas de acordo com perfil de cliente e região, apenas para citar alguns exemplos.

Para conseguir estipular algo interessante, é válido começar esse processo levantando custos envolvidos nas atividades que dão origem ao produto ou serviço. Contas como folha de pagamento de funcionários, aluguel, água e luz, internet, contador e outras despesas fixas devem ser colocadas nesse rol. 

O mesmo vale para gastos variáveis, a exemplo de matéria-prima, comissão da equipe de vendas e fretes. 

É muito importante que haja uma atenção a todos os custos que mudam a cada mês e aqueles fixos também, a fim de que o cálculo reflita bem a realidade do negócio. 

A seguir, é o momento de adotar uma estratégia de precificação que seja suficiente para cobrir os gastos e resultar em lucro. Agora, é preciso refinar esse aspecto de acordo com a melhor abordagem em cada situação. É possível elevar o valor se houver um diferencial realmente relevante no produto ou serviço, por exemplo. Ou então adote uma política agressiva de descontos para conquistar mercado. 

Essas são apenas duas entre as opções existentes. Gestores que conhecem bem a própria companhia podem vislumbrar diferentes oportunidades entre essas duas propostas. 

Importância de configurar adequadamente as tabelas de preços e descontos

Configurar corretamente as tabelas de preços e descontos no ERP faz bastante diferença no resultado a ser obtido com essa ferramenta. 

Por exemplo, preços bem ajustados vão tornar os produtos mais atraentes para os clientes. E, ao mesmo tempo, descontos administrados da maneira ideal permitem que as margens de lucro sejam mantidas.

Com essa tecnologia à disposição, o time comercial consegue agir com maior velocidade e precisão em uma negociação. É uma situação de ganha-ganha, em que políticas de valor justas aumentam a satisfação e fidelização dos clientes e também trazem bons resultados para a companhia.

Definindo tabelas de preços no ERP

Definir uma tabela de preços em um ERP é algo que pode variar dependendo da ferramenta escolhida. Ainda assim, é um processo que costuma envolver alguns passos específicos.

Por exemplo, antes de configurar os preços, é essencial categorizar os produtos. É possível fazer isso considerando várias bases. O tipo de item, se é um eletrônico, alimento ou outra opção é uma delas. Segmento de mercado e margem de lucro também funcionam para elencar os itens.

Esse tipo de detalhe auxilia na aplicação de regras específicas de preços e descontos para grupos distintos de produtos.

Outros aspectos importantes na hora de configurar tabelas de preços e descontos no ERP são:

  • Definição de preço-base: é o valor inicial de um produto antes de qualquer desconto ou ajuste;
  • Ajustes por região: em muitos casos, os preços variam por região devido a impostos, custos de logística, e condições de mercado locais. É algo que pode acontecer no segmento agro, por exemplo.

Configurando descontos no ERP

Depois de levantar custos e definir preço base, é possível configurar o ERP com tipos de descontos, seja por volume de quantidade adquirida pelo cliente, pela época do ano ou por consumidor específico. O mesmo vale para ações de marketing pontuais. 

É interessante, sempre que possível, ajustar a ferramenta com detalhes precisos. Por exemplo, defina as faixas de quantidade para aplicação dos descontos e já informe quais os percentuais são viáveis em cada situação. 

Ou então, no caso de promoções sazonais, determine qual é o prazo de duração ou itens máximos contemplados antes que os valores voltem ao normal. 

Em ocasiões como essa, vale a pena investir em softwares que possibilitem uma configuração detalhada e contem com bom suporte, como é o caso do Solution ERP, da Aliare, que conta com recursos para formação do preço de venda e controle de margens.

Implementação e monitoramento

Antes de lançar oficialmente novas tabelas de preços e descontos, é essencial realizar testes e simulações para verificar se está tudo configurado corretamente. 

No ERP, use dados fictícios para simular vendas e verificar a aplicação de valores finais. Analise os resultados e faça ajustes quando necessário. 

Não deixe de monitorar continuamente o desempenho das tabelas de preços e descontos por meio de relatórios que sinalizem as vendas, margens de lucro e impactos dos descontos.

De um modo bastante prático, considerando essas orientações, é fácil obter os melhores resultados com tabelas de preços e descontos.

Quer obter mais informações a respeito de usos positivos do ERP no seu negócio? Continue a leitura do blog!

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