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Como o ERP ajuda nas estratégias de fidelização?

Tempo de leitura: 4 minutos

Não é de hoje que a fidelização de clientes é essencial para o sucesso a longo prazo. Manter consumidores de longa data próximos, além de mais rentável do que adquirir novos, ajuda a dar previsibilidade aos negócios. 

A boa notícia é que há várias ferramentas modernas que auxiliam a deixá-los satisfeitos com a sua empresa. Uma delas é o ERP, uma plataforma de gestão poderosa que serve de suporte para o desenvolvimento de estratégias de fidelização.

Esse recurso é interessante por vários motivos. Um deles é oferecer insights detalhados sobre os comportamentos e preferências dos clientes, permitindo implementar ações com potencial para aumentar a lealdade do seu público. 

Afinal, o que é um ERP?

Basicamente, um ERP é um sistema integrado de gestão empresarial que centraliza e automatiza muitos dos processos de uma empresa, desde a contabilidade até a gestão de inventário e recursos humanos. 

Ele é interessante porque permite que diferentes departamentos compartilhem informações e colaborem de forma eficiente, proporcionando uma visão abrangente e precisa das operações empresariais.

Com todos esses recursos, é mais simples conseguir cruzar dados de modo a produzir bons conhecimentos que ajudam no desenvolvimento de estratégias de fidelização de clientes.

Qual a importância de fidelizar clientes?

Um primeiro motivo pelo qual é essencial fidelizar o seu público é que isso reduz custos. Atrair novos consumidores que ainda não conhecem a sua marca costuma ser algo caro, envolvendo campanhas de marketing e promoções variadas para conquistá-los. 

Outro ponto positivo é que é algo que tende a aumentar a receita. Isso porque o público que já está próximo da sua organização geralmente gasta mais ao longo do tempo e é propenso a comprar produtos adicionais, já que reconhece e gosta da qualidade ofertada.

Além disso, clientes satisfeitos costumam recomendar a empresa com a qual estão habituados a amigos e outros parceiros do setor, gerando novos negócios de forma orgânica. 

Por fim, vale destacar que consumidores fiéis eventualmente estão mais dispostos a fornecer feedbacks que dão suporte na otimização de produtos e serviços.

Como é a segmentação de clientes com ERP?

A segmentação de clientes é o processo de dividir a base de consumidores em grupos distintos tendo como referência as características comuns entre eles, por exemplo, demografia, comportamento de compra, preferências e necessidades. 

Utilizando as capacidades de um ERP, as organizações conseguem realizar esse processo de maneira precisa e eficiente. Ele costuma prover suporte das seguintes formas: 

Coleta e análise de dados

Esse sistema coleta dados de todas as interações dos clientes com a empresa, desde compras e atendimento ao cliente até interações em redes sociais. Essas informações são armazenadas de modo centralizado, facilitando a análise. 

Criação de perfis de clientes

A partir dos dados coletados, o ERP ajuda a criar perfis detalhados de clientes com base em informações demográficas, histórico de compras, preferências e comportamentos. Isso permite o melhor entendimento de cada parcela do seu público e o que ela valoriza. 

Segmentação dinâmica

Sistemas modernos podem segmentar clientes de forma dinâmica, ajustando os grupos conforme novos dados são coletados. Isso garante que essa delimitação esteja sempre atualizada e relevante, possibilitando uma rápida resposta a mudanças nas preferências dos consumidores.

Há ferramentas, como o Solution ERP, da Aliare, que contam com ferramentas de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) extremamente eficientes. Com essas tecnologias, torna-se ainda mais simples gerir informações das pessoas que estão em contato com a organização a fim de aproveitar esses conteúdos para prover um melhor relacionamento.

Estratégias de fidelização com segmentação

Uma vez que a segmentação está em vigor, as empresas podem utilizar essas informações para desenvolver estratégias de fidelização eficazes.

Uma delas é a personalização de ofertas. Com esse recurso à disposição, a companhia consegue direcionar promoções para diferentes grupos de clientes. Por exemplo, quem compra frequentemente um determinado tipo de produto pode receber mensagens exclusivas relacionadas a esse item. 

Essa segmentação aumenta a relevância das comunicações da organização e, consequentemente, a probabilidade de compra.

Outras estratégias de fidelização que costumam ser possíveis com o auxílio de um ERP são:

Programas de fidelidade

Um ERP pode ajudar a gerenciar programas de fidelidade, rastreando pontos e recompensas para diferentes segmentos de clientes. Programas de fidelidade personalizados, que oferecem recompensas significativas para os clientes, podem aumentar a lealdade e incentivar compras repetidas.

Comunicação direcionada

A comunicação é imprescindível para uma alta fidelização de clientes. Utilizando a segmentação, as companhias ficam aptas a enviar mensagens direcionadas e relevantes para diferentes grupos. 

Isso pode incluir e-mails personalizados, campanhas de marketing específicas e interações em redes sociais. 

Atendimento ao cliente de modo proativo

Com as informações obtidas com essa ferramenta, é possível oferecer um atendimento proativo ao cliente. Isso geralmente envolve a antecipação de problemas antes que eles ocorram e a oferta de soluções rápidas e eficientes. 

Produtos e serviços personalizados

A segmentação permite que as empresas desenvolvam produtos e serviços que atendam às necessidades específicas de diferentes públicos. Oferecer aquilo que realmente dê conta das necessidades das pessoas aumenta a satisfação e a lealdade delas.

Por tudo isso, é possível afirmar que o ERP é uma ferramenta poderosa para ajudar as empresas a melhorarem suas estratégias de fidelização de clientes por meio da segmentação. Ao coletar e analisar dados detalhados, esse tipo de ferramenta viabiliza a criação de perfis precisos e segmentações dinâmicas. 

Quer conhecer melhor esse tipo de recurso e as vantagens que essa tecnologia proporciona para o dia a dia do seu negócio? Então, continue com a leitura do nosso blog!

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