Sobre a Aliare

Entenda a importância do monitoramento de concorrência

Tempo de leitura: 4 minutos

O monitoramento de concorrência é algo importante para todas as empresas, uma vez que possibilitam a elas permanecer competitivas no mercado. Ao analisar estratégias de produtos, marketing e expansão de outros players, é possível antecipar mudanças no comportamento do consumidor e ajustar suas próprias estratégias para aproveitar essas tendências. E isso é só um exemplo das vantagens que essa ação proporciona. 

Uma ferramenta que pode contribuir para essa atividade é o ERP, ou Enterprise Resource Planning. Quer compreender melhor como esse software é útil nessa e em outras atividades para um benchmarking com outras companhias e o mercado como um todo? Então, continue a leitura! 

Importância do monitoramento de concorrentes

O monitoramento de concorrentes é algo muito importante para que empresas de diferentes portes e setores saibam como se manter competitivas. Essa checagem contínua de como outros players se comportam no mercado envolve uma análise profunda das atividades, estratégias e desempenho dos competidores diretos. 

Por que monitorar concorrentes?

Um dos principais motivos é que, ao analisar as estratégias de produtos, marketing e expansão dos concorrentes, uma organização consegue se antecipar a mudanças no comportamento do consumidor e ajustar suas estratégias para aproveitar essas tendências.

Além disso, essa comparação permite identificar pontos fortes e áreas de melhoria na própria companhia. 

Para fazer esse monitoramento, há vários meios atualmente. É o caso da análise de presença online, a observação de preços e promoções e a avaliação de conteúdos e peças de marketing off e online. 

Alternativas de ferramentas para monitoramento

Um dos meios mais simples de acompanhar a atividade de concorrentes na internet é investir no Google Alertas. Nesse serviço da Google, que pode ser utilizado gratuitamente, você passa a receber notificações com base nas palavras-chave que escolher. Assim, é fácil monitorar não só players do mercado, como outros assuntos que impactem o dia a dia do seu negócio.

Outros recursos que podem ser úteis são o SEMRush, para possibilita a comparação de como a sua organização se apresenta na internet em relação a outras companhias; e o Owletter, para monitorar e-mails marketing.

Há ainda outras aplicações que eventualmente são relevantes dependendo de cada perfil e necessidade, como o OnMaps e o Crunchbase. Agora, poucas são tão interessantes como um ERP.  

Vantagens do ERP para lidar com a concorrência

Os sistemas ERP fazem diferença para o monitoramento de concorrentes por conta de várias vantagens de que dispõem. Ele pode ser integrado a outros recursos que realizam essas atividades, por exemplo, hubs de integração ou um BI.

Nesses casos, essa ferramenta pode coletar e analisar dados sobre os preços praticados pelos concorrentes e mudanças em seus catálogos de produtos. Isso é particularmente relevante em setores dinâmicos como o agropecuário, onde observar o valor de commodities agrícolas, novos lançamentos de produtos e tecnologias de cultivo fornecem informações interessantes para ajustes estratégicos e decisões de precificação.

Ainda falando desse segmento do mercado, cooperativas agrícolas conseguem utilizar um ERP para integrar dados de mercado locais e regionais, obtendo insights sobre as estratégias dos concorrentes e as demandas dos consumidores em diferentes áreas.

Todas as empresas relacionadas ao agro podem se beneficiar desse uso comparativo, até mesmo para acompanhar oscilações de mercado devido à sazonalidade de colheitas. 

Para verificar quais vendas acabaram não sendo realizadas, talvez por consumidores terem preferido o preço de concorrentes ou por não haver estoque disponível no momento de fechar negócio, vale a pena investir em ferramentas que disponibilizem um relatório que permita acompanhar as vendas perdidas. É o caso do Solution ERP, da Aliare. Nele, você precisa clicar em apenas um botão para esse sistema gerar estatísticas nesse sentido. 

Contribuições estratégicas do monitoramento de concorrentes

Além de informar a sua organização a respeito de decisões operacionais diárias de outros players, o monitoramento eficaz dos concorrentes contribui de maneira bastante significativa para a estratégia global do negócio.

Por exemplo, ao comparar produtos e serviços de uma empresa com os concorrentes, é possível identificar lacunas no mercado que representam oportunidades para desenvolvimento de novos ou melhorias daqueles que a sua companhia já oferece aos clientes.

Outro fator relevante é que a análise contínua dos preços praticados pelos concorrentes é algo válido porque vai te permitir ajustes estratégicos na precificação. Assim, torna-se mais fácil manter a competitividade sem ter que comprometer as margens de lucro.

Por fim, como já comentado anteriormente, as organizações conseguem antecipar tendências emergentes no mercado ao observar as estratégias dos concorrentes. Assim, as chances de se posicionar proativamente para explorar essas oportunidades são melhores.

Outros benefícios do uso correto do ERP

As vantagens do uso do ERP vão muito além de lidar com a concorrência. Com ele, é possível otimizar melhor os resultados internos da organização. O que, por si só, é imprescindível para vencer outros players na busca pelos clientes. 

A qualidade que costuma ser mencionada como uma das principais desse tipo de software é a capacidade de centralizar todas as informações da empresa em um só lugar. Com ele, é simples consultar a contabilidade, a gestão de pessoas, a área de vendas e o setor logístico, por exemplo. O cruzamento de dados variados contribui para verificar tendências de consumo, falhas em processos internos e perfil de clientes. 

Com todo o controle de estoque eficiente que ele proporciona, também colabora para evitar perdas. Isso é essencial para diminuir custos. 

Outros benefícios pelo uso dessa ferramenta são:

  • Automação de processos: o ERP automatiza tarefas repetitivas, como contabilidade, folha de pagamento e estoque, aumentando a eficiência;
  • Melhoria na tomada de decisões: ao proporcionar dados integrados e relatórios detalhados, esse software permite ao gestor a tomada de decisões mais embasadas;
  • Gestão Financeira: o ERP facilita o controle de contas a pagar, receber e fluxo de caixa.
  • Integração com clientes e fornecedores: trata-se de uma ferramenta que possibilita comunicação direta e compartilhamento de informações.

Por tudo isso, investir em um ERP vai fazer toda a diferença para a sua empresa. Quer entender melhor como realizar monitoramento de concorrência e se destacar no mercado? Então, continue lendo o nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Solution faz parte da Aliare, a mais completa companhia brasileira de software especializada em agronegócio.

Somos a maior empresa do Brasil em sistemas de gestão de empresas de maquinário agrícola.

Buscamos todos os dias soluções para facilitar a rotina de nossos clientes através da tecnologia.

Copyright © 2024. Solution: Todos os direitos reservados